• Staff

Projeto Terere Kids na Universidade de Oxford



A 6ª Conferência de Estudos de Artes Marciais: Artes Marciais, Religião e Espiritualidade foi realizada nos dias 15 e 16 de julho de 2020. Devido à pandemia, a conferência inicialmente planejada na Universidade de Aix-Marselha foi redesenhada para ser realizada como um painel digital.


Na conferência, nosso amigo e aluno italiano de PHD Gabriele Paone apresentou seu trabalho Quimono e Rifle: um estudo etnográfico do Jiu-Jitsu entre os mais jovens habitantes de uma favela carioca.


Durante seu período no Rio, Paone realizou seis meses de pesquisa de campo em 2018 na favela Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Este estudo investigou como a prática do Jiu-Jitsu brasileiro ajuda a equilibrar crianças e jovens constantemente expostos a uma realidade de contrastes extremos.


Por exemplo, entre a riqueza de áreas turísticas adjacentes e a pobreza das ruas locais; entre a criminalidade dos traficantes de drogas que aplicam um código de conduta estrito na comunidade e os policiais que vendem armas para os mesmos traficantes.




Em seu estudo, Paone observou que o jiu-jitsu pode proporcionar aos habitantes mais jovens da comunidade caótica um ambiente seguro, longe dos excessos que caracterizam a favela, um ponto fixo, uma direção, um lugar em que não são discriminados, mas em que mostrar seu valor, independentemente da cor da pele, sexo, histórico socioeconômico ou orientação religiosa. JJ pode oferecer a essas crianças um caminho espiritual alternativo no qual encontrar um ponto de referência em oposição ao do padrinho criminoso e viver uma vida "no caminho certo", como dizem na favela.


Você pode ver um vídeo de sua apresentação abaixo:


MARS 2020 - Digital Conference - Martial Arts, Religion & Spirituality



69 views

©2017 by Brickhouse Academy

EIN: 81-522 0423

Tradename: Terere Kids Project. 

600 Pennsylvania Av 15346

Washington D.C. 20003